João Marques representa Portugal no Campeonato da Europa para Surdos

 In Notícias, Seleção Nacional

João Marques será o representante de Portugal no Campeonato da Europa de Ciclismo de Estrada para Surdos, que se disputa em Alanya, Turquia, entre 23 e 28 de março.

O corredor natural de Torres Vedras irá competir em quatro disciplinas: mil metros de velocidade, contrarrelógio individual, corrida por pontos (critério) e prova de fundo.

O programa começa nesta terça-feira, entre as 11h00 e as 13h30, com os mil metros de velocidade, uma prova totalmente plana, embora com três curvas a 90 graus que quebrarão o ritmo.

No dia seguinte, João Marques compete nos 35,8 quilómetros do contrarrelógio individual. Será um percurso maioritariamente plano, mas com um obstáculo montanhoso a meio do traçado. Será uma subida longa, com inclinações suaves na maioria da extensão, mas com troços que atingem os 11,5 por cento. Na descida de volta, mais longa ainda e, em média menos inclinada, haverá rampas com 13,5 por cento, o que obrigará a concentração máxima. O contrarrelógio disputa-se entre as 9h30 e 10h30.

No dia 25 de março é a vez do critério, uma corrida por pontos em circuito urbano. O pelotão irá completar 16 voltas ao perímetro de corrida, totalizando 28,8 quilómetros, numa prova em que o fundamental serão os pontos a amealhar volta a volta. A partida será dada às 9h00.

O programa encerra com a prova de fundo, marcada para domingo, 28 de março, iniciando-se às 11h00. Os corredores vão enfrentar 77,7 quilómetros de uma corrida quase sempre plana e junto á costa, mas que fará uma incursão por uma montanha, sensivelmente a metade do percurso, onde será, por certo, feita uma triagem de valores.

“As expectativas para a competição vão no sentido de manter o atleta integrado no alto rendimento. Estou ciente das dificuldades que vamos encontrar na Turquia. O João Marques está bem fisicamente e mentalmente, mas existem condicionantes que podem fazer toda a diferença. O atleta não tem competição internacional desde os Jogos Surdolímpicos de 2017. Os adversários são atletas muito rodados, pois, em geral, correm com atletas ouvintes. Estou confiante num bom resultado”, afirma o selecionador nacional de paraciclismo, José Marques.

Recent Posts
Contacte-nos

Nós não estamos online agora. Mas envie-nos um e-mail e nós responderemos o mais rápido possível.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search

X