Ties Verbruggen triunfa em Almeida e assume a camisola amarela da Volta a Portugal de Juniores

 In Notícias

A segunda etapa da 19.ª Volta a Portugal de Juniores partiu esta sexta-feira de Trancoso, cidade histórica do distrito da Guarda, conhecida pelo seu património medieval e muralhas imponentes. Dali, a caravana seguiu em direção a Almeida, ao longo de 94,4 quilómetros marcados por duas metas volantes e duas contagens de montanha de terceira categoria.

À partida, Rodrigo Jesus (Academia Efapel de Ciclismo) vestia a camisola amarela, depois do triunfo no Fundão, seguido por Guilherme Santos (Blackjack-Bairrada) a 6 segundos e Gonçalo Costa (WWV Hagens Berman – Jayco) a 9. A primeira movimentação surgiu logo cedo, com a disputa da Meta Volante de Vila Franca das Naves, ao quilómetro 15,7, vencida por João Silva (Paredes/Reconco). Pouco depois, Afonso Flores (Landeiro | KTM | Matias&Araújo) e André Ribeiro (Escola de Ciclismo Bruno Neves) tentaram a sua sorte, mas acabaram absorvidos rapidamente pelo pelotão.

Seguiu-se uma nova ofensiva, com Gonçalo Santos (Landeiro | KTM | Matias&Araújo), Ties Verbruggen (WWV Hagens Berman – Jayco) e Ryan O’Shaughnessy (Picusa Academy) a destacarem-se. A fuga endureceu o ritmo e provocou a divisão do pelotão em vários grupos.

Esta situação de corrida levou a que um grupo com mais de duas dezenas de corredores alcançasse os fugitivos e se isolasse dos demais, passando a liderar a prova.

Na primeira contagem de montanha do dia, ao quilómetro 38,1 no Alto do Palurdo, a vitória foi para Carter Barnes (Picusa Academy). O entendimento do grupo foi permitindo que se fossem distanciando e mais tarde, na segunda subida pontuável, em Almeida ao quilómetro 59,7, destacou-se Matthew Walls (DunasVale/Pereira&Gago), que passou em primeiro.

O britânico, que já na primeira etapa havia andado em fuga, voltou a brilhar, desta vez na Meta Volante de Vermiosa, ao quilómetro 74,9, reforçando a sua presença nas classificações secundárias da competição.

A vantagem da fuga chegou a ser de 1m45s, com várias equipas, entre elas a Academia Efapel de Ciclismo, a trabalharem no pelotão para reduzir diferenças, especialmente porque na frente seguia Guilherme Santos (Blackjack-Bairrada), virtual camisola amarela. A perseguição foi intensa e manteve a corrida em aberto até final.

A decisão aconteceu em Almeida, onde esteve em discussão o triunfo na etapa e a nova liderança da prova, com a chegada a acontecer ao sprint e a coroar Ties Verbruggen (WWV Hagens Berman – Jayco) como vencedor, que completou os 94,4 quilómetros em 2h14m59s. Nicolas Almada (Picusa Academy) foi 2.º e Simão Lucas (Landeiro | KTM | Matias&Araújo) fechou o pódio, todos com o mesmo tempo.

Na geral individual, Ties Verbruggen assumiu a camisola amarela, com Guilherme Santos a 2 segundos e Nicolas Almada a 6. A verde dos pontos passou também para Verbruggen, enquanto Matthew Walls lidera agora a montanha com a camisola azul. A branca da juventude segue com Guilherme Santos. Por equipas, a Picusa Academy foi a vencedora da etapa, mas a liderança coletiva manteve-se na WWV Hagens Berman – Jayco.

O terceiro dia da 19.ª Volta a Portugal de Juniores reserva a habitual dupla jornada, sempre decisiva para a definição da classificação geral. De manhã, o pelotão vai ligar Penamacor ao Sabugal, ao longo de 72,2 quilómetros, local que recebe à tarde o contrarrelógio individual de 18,8 quilómetros, prova que promete fazer grandes diferenças e colocar à prova a capacidade de resistência e regularidade dos principais candidatos à vitória final.

Recent Posts
Contacte-nos

Nós não estamos online agora. Mas envie-nos um e-mail e nós responderemos o mais rápido possível.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search

X