Super Veloso rumo à vitória em Leiria
Gustavo Veloso venceu o contrarrelógio da 9ª e penúltima etapa da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros. Nos 34,2 quilómetros de luta individual contra o cronómetro, entre a Praia do Pedrógão e o centro de Leiria, o galego da W52-Quinta da Lixa rolou a uma velocidade média que passou os 50 km/hora gastando 40 minutos e 41 segundos. Se havia dúvidas, o líder da Volta 2015 acabou com elas, este sábado, ao deixar o segundo classificado, José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) a 26 segundos e Rafael Reis (Team Tavira), terceiro, a 35 segundos.
Depois do triunfo, Gustavo Veloso sentia um alívio como ainda não tinha sentido apesar de estar de Amarelo desde o terceiro dia de prova. “Sinto-me com a sensação de objetivo cumprido, mas durante a prova estive 40 minutos a “ganir até à morte”. Sabia que tinha rivais duros e não podia facilitar. Hoje é o primeiro dia em que já consigo respirar um pouco de alívio”, afirmou Veloso que, este domingo, vai chegar a Lisboa com a Camisola Amarela Liberty Seguros, e a liderar também a classificação por pontos, Camisola Vermelha Banco Bic e o Prémio “Kombinado”.
Após as contas do contrarrelógio, Veloso está a um pequeno passo de vencer a prova rainha do ciclismo nacional, passou a dispor de 2 minutos e 21 segundos sobre o segundo classificado Jóni Brandão. Alejandro Marque, também da Efapel, agora na terceira posição, está a 2 minutos e 28 segundos do comandante. Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), até aqui vice-líder da competição, foi o azarado da etapa. Uma avaria técnica empurrou-o da segunda para a quarta posição da classificação geral. As restantes classificações não sofreram alterações: Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) já tinha garantido a Camisola Azul Fundação do Desporto do Prémio da Montanha e a classificação da Juventude, Camisola Branca RTP, manteve-se na posse do russo Aleksey Rybalkin (Lokosphinkx).