Rui Costa envolvido na queda do dia
Volta a França
Mais um dia sem descanso e com muita coisa para se escrever na etapa três da Volta à França, com chegada ao mítico Mur de Huy, que habitualmente acolhe o final da Fleche Wallone.
A etapa vinha tranquila quando a 50 quilómetros da chegada, e já sem fugas, aconteceu uma enorme queda. Para infortúnio dos portugueses o campeão nacional Rui Costa ficou envolvido.
Desta queda resultaram pelo menos quatro abandonos, entre eles de Tom Dumolin e Simon Gerrans. A gravidade da situação e escassez dos meios de socorro obrigaram o colégio de comissários a neutralizar a corrida.
Com o reinício da prova voltaram as tentativas de “bordeurs”, mas sem sucesso, ficando as decisões para o Mur de Huy.
A vitória coube a Joaquim Rodriguez da Katusha. A camisola amarela é agora envergada por Chris Froome da Sky, que foi segundo no dia.
Rui Costa, recuperou a tempo de ser o melhor português na etapa e por consequência na geral, apesar de não ter estado na decisão da etapa, chegando mesmo a 01m:13s de Rodriguez.
O ciclista da Lampre/Mérida já deu o seu feedback sobre a queda: “Estou com dores na anca e no joelho. Algum mal-estar mas não é grave”, referiu na sua página oficial no facebook.
Amanhã teremos uma etapa com imensas dificuldades, com cerca de sete tramos de pavé, entre Seraing e Cambrai ao longo de 223,5 quilómetros.
Classificação dos Tugas:
Rui Costa – 38º na etapa e 30ºna geral a 3m:10
Tiago Machado – 39ºna etapa e 59ºna geral a 6m:41s
Nelson Oliveira – 107ºna etapa e 79ºna geral a 7m:13s
José Mendes. 162º na etapa e 163ºna geral a 16m:30
Volta à Áustria
Bruno Pires esteve em bom plano na terceira etapa da Volta a Áustria. O português terminou a tirada no 19ºlugar a sete segundos do vencedor David Tanner da IAM.
Na geral o tuga subiu ao 62ºlugar a 28 segundos do líder Gerard Ciolek.
Amanhã irá ser corrida a quarta etapa, ao longo de 181,1 quilómetros entre Windischgarsten e Judendorf.