Rui Costa campeão nacional
Foi uma multidão que se juntou no Sameiro, em Braga, para aplaudir Rui Costa, o novo Campeão Nacional de Ciclismo. O mais mediático corredor português da atualidade venceu a prova rainha dos Campeonatos Nacionais de Estrada que terminaram este domingo.
Foram 177 quilómetros, 11 voltas a um percurso considerado dos mais duros de sempre dos Nacionais, em que às dificuldades das subidas ao Bom Jesus e ao Sameiro se juntou a temperatura elevada. Mas ao pelotão nacional não faltou incentivo do muito público espalhado pelas sombras junto à estrada. Principalmente na parte final do circuito os portugueses não regatearam aplausos durante todo o evoluir da prova que teve em Joni Brandão (Efapel) o segundo classificado com o mesmo tempo do vencedor. Tiago Machado (Katusha) terminou, à semelhança do ano anterior, em terceiro lugar a escassos dois segundos.
Foi uma autêntica guerra travada em cima das bicicletas que maravilhou os adeptos. A luta durou até ao fim e o título só ficou entregue nos últimos metros quando Rui Costa disparou nos instantes finais. Com a vitória em Braga, Rui Costa (Lampre/Merida), 28 anos, acrescentou ao título nacional de contrarrelógio, obtido em 2013, ano em que também foi Campeão do Mundo, o título na prova de fundo dos Nacionais de Elite.
“Apesar de ter ganho as sensações foram um pouco estranhas devido ao percurso exigente e ao calor. Mas no fundo foi saber gerir e controlar a corrida com a ajuda do meu irmão Mário Costa e do Nelson Oliveira que fizeram um excelente trabalho. Tenho de lhes agradecer esta vitória porque sem esse esforço seria quase impossível”, declarou o Campeão Nacional já vestido com as cores nacionais e de medalha ao peito. Depois do triunfo Rui Costa aponta ao Tour, o próximo grande objetivo. “É um orgulho enorme e uma grande alegria poder levar a camisola de Campeão Nacional para França. É uma enorme honra levar envergadas as cores do meu país.”