Rodrigo Jesus abre a Volta a Portugal de Juniores em grande estilo

 In Notícias

A 19.ª Volta a Portugal de Juniores começou esta quinta-feira com um pelotão de 131 corredores em representação de 20 equipas, 13 portuguesas e 7 estrangeiras. Durante quatro dias de competição e quatro etapas, sendo uma delas dividida em dois setores, os jovens ciclistas vão percorrer 388,5 quilómetros e enfrentar 6460 metros de desnível acumulado. Antes da partida oficial, o Jardim Público da Covilhã acolheu a cerimónia de apresentação das equipas e atletas, num arranque marcado pela cor e entusiasmo que dão vida a esta competição organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

A Covilhã, cidade serrana e porta de entrada da Serra da Estrela, recebeu a partida da etapa inaugural, que ligou o município ao Fundão ao longo de 104,1 quilómetros acidentados, com duas contagens de montanha de terceira categoria em Penamacor e Vales do Rio, e uma meta volante em Meimoa. Esta ligação reforçou a identidade da região da Beira Interior, que volta a ser cenário de grandes jornadas de ciclismo.

O pelotão partiu a um ritmo muito elevado, o que provocou sucessivas divisões em grupos. Ao quilómetro 27 destacaram-se três corredores: Matthew Walls (DunasVale/Pereira&Gago), Tomás Mateus (DunasVale/Pereira&Gago) e Dimas Mota (Picusa Academy).

A primeira disputa intermédia surgiu ao quilómetro 33,3, na Meta Volante de Meimoa, onde Dimas Mota foi o mais rápido, numa altura em que o pelotão era comandado pela WWV-Hagens Berman-Jayco, equipa do campeão nacional.

Poucos quilómetros depois, ao quilómetro 44,2, na subida para Penamacor, a fuga manteve-se na dianteira e evidenciou outro protagonista. Foi Tomás Mateus quem conquistou a contagem de montanha de terceira categoria.

À entrada dos 10 quilómetros finais, o pelotão voltou a unir-se e a corrida ganhou novo fôlego. Rodrigo Jesus atacou na última contagem de montanha, ao quilómetro 91,8 em Vales do Rio, somando pontos importantes. Pouco depois, Nicolas Almada (Picusa Academy) tentou surpreender, rodando isolado nos últimos cinco quilómetros, mas acabou alcançado já nos metros finais.

Na reta da meta, na Avenida da Liberdade, no Fundão, a vitória sorriu a Rodrigo Jesus (Academia Efapel de Ciclismo), que completou os 104,1 quilómetros em 2h28m44s, impondo-se sobre Guilherme Santos (Blackjack-Bairrada), segundo a 2 segundos, e Gonçalo Costa (WWV Hagens Berman – Jayco), terceiro a 3 segundos.

Na classificação geral individual, os três primeiros são os mesmos da etapa, com Rodrigo Jesus a liderar, seguido por Guilherme Santos a 6 segundos e Gonçalo Costa a 9. Além da camisola amarela, Rodrigo Jesus vestiu também a verde dos pontos, a azul da montanha e a branca da juventude, sendo o grande dominador do arranque da Volta. Por equipas, a WWV Hagens Berman – Jayco foi a mais rápida do dia, seguida da Academia Efapel de Ciclismo e da Blackjack-Bairrada.

Depois da ligação entre Covilhã e Fundão, a segunda etapa vai unir Trancoso a Almeida num total de 94,4 quilómetros, com duas metas volantes e duas contagens de montanha de terceira categoria, no Alto do Palurdo e em Almeida. Uma jornada curta mas exigente, que promete novas movimentações e poderá mexer com a classificação geral.

Recent Posts
Contacte-nos

Nós não estamos online agora. Mas envie-nos um e-mail e nós responderemos o mais rápido possível.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search

X