Os resultados dos três dias de Troféu Internacional Litério Marques
Realizou-se ao longo deste fim-de-semana o Troféu Internacional Litério Marques no Velódromo Nacional, Sangalhos em Anadia. A prova contou com uma lista de inscritos de elevado nível. Participaram doze seleções nacionais. Entre os corredores presentes esteve o sprinter britânico Ben Swift, da formação WorldTour Sky.
No primeiro dia de competição destaque para Rui Oliveira, terceiro classificado na corrida de scratch em elite, que alcançou o melhor resultado de sempre da Seleção Nacional/Liberty Seguros. A corrida foi ganha por Adrian Teklinski (Polónia). A final direta de scratch feminino foi conquistada pela jovem promessa Soline Lamboley da França).
Já no sabado e após o terminos das provas a Federação Portuguesa de Ciclismo homenageou as personalidades que tiveram um papel decisivo na construção do Velódromo Nacional de Sangalhos o ex-secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, o ex-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Litério Marques, e o ex-presidente da Federação, Artur Lopes.
Na mesma ocasião, a Federação Portuguesa de Ciclismo entendeu reconhecer o apoio atual ao desenvolvimento da disciplina de pista, tendo homenageado a Fundação do Desporto, representada pelo presidente, Carlos Marta, e a Câmara Municipal de Anadia, na pessoa da atual presidente, Teresa Cardoso.
Desportivamente, o segundo dia de competição ficou marcado pelo arranque dos concursos, masculino e feminino, de omnium, e pelas finais de velocidade. Após os três primeiros eventos pontuáveis para a classificação de omnium, o destaque vai para Adrian Teklinski (Polónia), que venceu as corridas de scratch, perseguição e eliminação, liderando com 120 pontos. No setor feminino, a checa Lucie Zaleska (Team Dukla Praha) comandava a geral de omnium, com 114 pontos.
Na velocidade masculina ficou bem patente o poderio alemão, com o germânico Maximilian Levy (Team Erdgas 2012) a vencer e o compatriota e colega de equipa Erik Balzer. No setor feminino impôs-se a mexicana Daniela Gaxiola (Centro Mundial de Ciclismo). A primeira final do dia foi a de 500 metros contrarrelógio para juniores femininas. A melhor das três participantes foi a espanhola Itsaso Ahechu (WRC-Conor).
Pedro Preto (Bairrada) venceu a prova de 1 km contrarrelógio para juniores masculinos, com um registo de 1minutos 10segundos 961 miéssimos.
No último dia de competição Ivo Oliveira (Seleção Nacional/Liberty Seguros) terminou na sexta posição a competição de omnium somando 155 pontos, menos 51 do que Adrian Teklinski (Polónia), que venceu com autoridade, graças ao triunfo em quatro das seis provas pontuáveis.
Rui Oliveira concluiu o omnium no nono lugar, com 143 pontos. Miguel foi 13º, com 80 pontos. Hugo Brito (Maia/Bicicletas Andrade) terminou em 23º, com 35 pontos negativos e João Matias (OFM-Quinta da Lixa) desistiu devido a queda, que não teve consequências físicas graves.
A espanhola Leire Olaberria (Donosti Berri) ganhou a competição feminina de omnium, com 192 pontos, mais seis do que a checa Lucie Zaleska (Team Dukla Praha), segunda classificada, e do que Soline Lamboley (França), terceira. Daniela Reis (Acreditar/AC Malveira) foi a nona classificada, numa competição em que alinharam 12 atletas.
Num pódio totalmente composto por corredores da Bairrada, Rodrigo Rocha conquistou a corrida por pontos, diante de José Sousa e de Pedro Preto.
O último dia de competição do Troféu Internacional Litério Marques também contou com a adrenalina das provas de velocidade, neste caso na disciplina de keirin. Entre os homens mandaram os alemães da equipa Erdgas 2012, com Maximilian Levy a ser primeiro.
A mexicana Daniela Gaxiola (Centro Mundial de Ciclismo) foi a mais forte entre a elite feminina.
No derradeiro dia de competição disputaram as provas de scratch para juniores. Entre os rapazes impôs-se Gonçalo Carvalho (Alcobaça CC/Crédito Agrícola). Entre as femininas venceu a espanhola Itsaso Ahechu (WRC-Conor), que relegou as corredoras do Acreditar/AC Malveira Andreia Alves e Madalena Ventura para a segunda e terceira posições, respetivamente.
Reportagem vídeo: clica aqui.