Nelson Oliveira e José Neves coroados em Braga

Nélson Oliveira sagrou-se Campeão Nacional de Ciclismo na vertente de contrarrelógio pelo segundo ano consecutivo. Nos Campeonatos Nacionais de Estrada que começaram, esta sexta-feira, em Braga, o corredor bairradino da equipa Lampre/Merida fez a melhor marca concluindo um circuito que totalizou 36 quilómetros (4 voltas) com o tempo de 44 minutos e cinco segundos.

Oliveira foi mais rápido quatro segundos que Tiago Machado (Team Katusha) rolando à média de quase 49 Km/hora. José Mendes (Bora/Argon 18), outro “emigrante” do ciclismo português no pelotão internacional, foi terceiro classificado a 47 segundos do registo vencedor.

Depois do título alcançado no Sabugal, em 2014, Nélson repetiu, agora em Braga, a pedalada vencedora continuando a envergar as cores nacionais além-fronteiras sempre que alinhar em provas de contrarrelógio. Após o triunfo, Oliveira já pensa na prova de fundo dos Campeonatos Nacionais que vai acontecer, no domingo, também em Braga. Nessa altura, o corredor de 26 anos, terá um outro título para defender, uma vez que, em 2014, à luta contra o cronómetro juntou a vitória na prova em linha.

Campeão antes de chegar a Braga

No escalão Sub 23, a prova de contrarrelógio foi ganha pelo alentejano José Fernandes (Anicolor), segundo classificado no ano anterior. Nos 27 quilómetros do percurso (menos uma volta que os Elites) o novo Campeão Nacional rodou a uma média horária superior a 47,5 Km. Ao terminar com o tempo de 33 minutos e 59 segundos, José Fernandes deixou o segundo melhor registo neste escalão, Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros/Carglass), a 1’02’’ de diferença. Rúben Guerreiro (Team Axeon) foi terceiro classificado a 1’13’’.

Depois da explosão de alegria no momento de cortar a meta, ao perceber que definitivamente a vitória lhe pertencia, José Fernandes foi comedido e até algo tímido com a imprensa que o rodeou após a competição. Este triunfo do novo campeão nacional de contrarrelógio Sub 23 começou a desenhar-se durante a semana que antecedeu os Campeonatos Nacionais em Braga quando Pedro Silva, diretor desportivo de José Fernandes, entre outros, lhe começou a incutir a motivação necessária para chegar, ver e vencer na cidade dos arcebispos. Acreditando que seria possível depois do segundo lugar de 2014 e mantendo a fé que o guiava desde o início da época, José Fernandes, de 19 anos, confirmou o favoritismo como sendo o melhor Sub 23 da atualidade a lutar contra o cronómetro.

Mais títulos em discussão

No fim de semana, a ação dos Nacionais de Ciclismo de Estrada continua com as provas em linha centradas no triângulo bracarense Falperra, Sameiro e Bom Jesus. Este sábado, às 15horas, realiza-se a prova dos Sub 23, com 144,9 km corridos num circuito com pouco mais de 16 km que contempla oito passagens pela meta. Os Elites farão o mesmo percurso, no domingo, às 11 horas, mas a quilometragem estende-se até aos 177,1 km, o que se traduz em 10 passagens pela meta. Em ambos os casos, a partida e a chegada acontecem no Sameiro junto à estátua do Papa João Paulo II. O pelotão irá descer a Falperra em direção a Braga para subir a caminho do Bom Jesus e regressar, ainda a subir, ao Sameiro.

Recent Posts
Contacte-nos

Nós não estamos online agora. Mas envie-nos um e-mail e nós responderemos o mais rápido possível.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search

X