Maria Martins vence eliminação na Taça das Nações de São Petersburgo

 In Seleção Nacional

A portuguesa Maria Martins conquistou hoje a medalha de ouro na corrida de eliminação da prova da Taça das Nações de Pista, que decorre em São Petersburgo, Rússia, até domingo.

Numa das disciplinas em que tem conseguido melhores resultados internacionais, a corredora da Seleção Nacional não começou bem. Maria Martins foi vítima de queda logo no início da corrida, quando apenas estavam eliminadas duas das quinze participantes.

Regressada á pista, a ribatejana ainda sofreu alguns calafrios, ficando perto de ser eliminada. No entanto, assumiu a cabeça do pelotão durante grande parte da segunda metade da prova, mostrando ser claramente a mais forte em pista.

A prova de eliminação decidiu-se num mano a mano entre Maria Martins e a russa Diana Klimova, no qual a portuguesa levou a melhor, de forma a comemorar no alto do pódio o 22.º aniversário, que hoje celebrou. A terceira classificada foi a lituana Olivija Baleisyte.

João Matias competiu na mesma disciplina, sendo o nono classificado na corrida masculina. O minhoto foi eliminando adversários na parte de trás do pelotão, mas com sensivelmente meia prova disputada foi ele o eliminado. O italiano Carloalberto Giordano conquistou a medalha de ouro.

A estreia de Portugal na Taça das Nações de Pista – circuito que substitui a Taça do Mundo – aconteceu logo na manhã desta sexta-feira, na qualificação de perseguição individual. Iúri Leitão completou o contrarrelógio de 4 quilómetros em 4’25’’094, o que lhe valeu o oitavo lugar, a 12,548 segundos do mais rápido no apuramento, o britânico Kyle Gordon. João Matias foi décimo, a 14,936 segundos do mais veloz. Só os quatro primeiros classificados garantiram a passagem às finais. Na final, a vitória foi para o russo Gleb Syritsa.

“Tivemos um desempenho dentro do esperado na perseguição, após um longo período de ausência da pista. O Iúri e o João não bateram as marcas pessoais, mas cumpriram. O João Matias estava a fazer uma boa corrida na eliminação, mas teve uma falha técnica que lhe custou a eliminação de forma demasiado precoce. Já Maria fez uma prova muito boa. Teve uma queda sem consequências, mas, recuperada a concentração, esteve muito forte e está a demonstrar a evolução que pretendemos. Está duplamente de parabéns”, disse o selecionador nacional, Gabriel Mendes, referindo-se à vitória e ao aniversário da pupila.

Este sábado será a segunda jornada com presença de corredores portugueses em pista. Iúri Leitão e João Matias farão dupla na disciplina de madison, às 17h20. Maria Martins participa no concurso de omnium, conjunto de quatro disciplinas, no qual a ribatejana também competirá nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O omnium começa com o Scratch, às 16h35, seguindo-se a corrida tempo (17h00), eliminação (18h20) e corrida por pontos (19h10).

(Horários de Portugal Continental)

Recent Posts
Contacte-nos

Nós não estamos online agora. Mas envie-nos um e-mail e nós responderemos o mais rápido possível.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search

X