Marcelo Salvador conquista Volta a Portugal de Juniores

A terceira e última etapa da Volta a Portugal de Juniores, que hoje terminou em Fafe, provocou uma reviravolta completa na classificação. Francisco Campos (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) ganhou a tirada, mas o mais feliz da jornada foi Marcelo Salvador (Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé), vencedor da Volta.

A ligação de 102,7 quilómetros, entre Ribeira de Pena e Fafe, foi mais uma prova de que a dificuldade das corridas é feita pelos ciclistas. Apesar de haver uma única contagem de montanha, de quarta categoria, o pelotão desfez-se em pedaços, mercê de múltiplos ataques.

Francisco Campos, que saiu do pelotão ainda com menos de metade da distância percorrida, foi passando de grupo em grupo. Aguentou como pôde a subida de quarta categoria, a 4,3 quilómetros da chegada. Na aproximação à meta, Francisco Campos conseguiu ultrapassar um corredor galego que se destacara na subida e ergueu os braços ao fim de 2h40m26s de prova. Seguiram-se dois ciclistas da Seleção da Galiza, Victor Alonzo e José Fernandez, por esta ordem, ambos a 2 segundos.

“Saí do pelotão ao quilómetro 40, com um colega de equipa. Fui passando de grupo para grupo até chegar à frente da corrida. Na montanha um adversário adiantou-se, mas consegui alcançá-lo e só a 100 metros do fim ataquei para a vitória”, explica Francisco Campos. Marcelo Salvador foi o sexto na tirada, a 10 segundos de Francisco Campos, um desempenho que lhe valeu a conquista da camisola amarela. O corredor de Cascais terminou a Volta a Portugal de Juniores com 23 segundos de vantagem sobe o anterior líder, Tiago Antunes (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense). O terceiro foi o espanhol Pablo Alonso (Disgarsa), a 25 segundos. “À partida tenha intenção de subir alguns lugares, mas não esperava vencer a Volta. Devo avitória ao Marvin Scheulen, que muito trabalhou para que eu pudesse ser o vencedor”, disse Marcelo Salvador, entre lágrimas de emoção, após ser anunciado o triunfo.

Nas classificações secundárias, João Almeida (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense) segurou a camisola dos pontos, David Cardona (Bathco Team) foi coroado rei dos trepadores e Pere Ferrer (Arte en Transfer-León) venceu a classificação da juventude. A Seleção da Galiza impôs-se por equipas.

Classificação:

Download (PDF, 735KB)

Recent Posts
Contacte-nos

Nós não estamos online agora. Mas envie-nos um e-mail e nós responderemos o mais rápido possível.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search

X