José Gonçalves conquista Tour da Turquia
Dia fantástico para os portugueses espalhados pelo mundo das duas rodas.
José Gonçalves (Caja Rural) é o Rei do Tour da Turquia 2016, após oito dias de competição, o jovem de Roriz manteve a liderança desde a 6ª etapa, tendo estado entre os três primeiros desde o primeiro dia.
A etapa de consagração do gémeo José foi disputada ao sprint onde Jakub Mareczko da Wilier – Southeast foi o melhor. O vencedor da prova terminou com o mesmo tempo do italiano, na 14ª posição, o seu irmão Domingos Gonçalves fez 18º também com o mesmo tempo, assim como Ricardo Vilela em 32º.
Na classificação geral à porta do Top10 ficou Ricardo Vilela, na 11º posição a 13m:34s do compatriota e colega de equipa, e Domingos Gonçalves acabou em 36ª a 39m:25s do irmão.
Terminou também hoje o Tour de Romandie, Nairo Quintana (Movistar) foi o grande vencedor. O colombiano “agarrou” a liderança na segunda etapa (3º dia de competição) e não vacilou, guardando-a até ao fim.
A Orica GreenEDGE vence a etapa com Michael Albasini. A jogar em casa, o suíço foi o melhor no sprint final, onde Rui e Mário Costa (Lampre Merida) chegaram com uma desvantagem de 2m:49s ocupando o 81º e 83º lugar respetivamente. Bruno Pires (Team Roth) terminou a ultima etapa em 116º a 11m:49s do vencedor.
Na classificação geral, o campeão nacional terminou com um belíssimo 6º lugar a 1m:12s de Quintana. Pires acaba na 58º posição a 33m:20s e Mário Costa em 77º a 45m:57s.
Em Espanha os portuguese estão a vingar-se bem, na Volta às Asturias, o Top10 da etapa acabou com dois portugueses: David Rodrigues da Rádio Popular Boavista foi 9º e António Carvalho do W52-FC Porto em 10º, ambos a 16 segundos do vencedor Carlos Betancur da Movistar. Salientando também o 12º lugar de Frederico Figueiredo também da formação do Boavista FC.
Hugh Carthy da Caja Rural mantém a liderança da prova. Com o 9º e 10º lugar na etapa, os dois portugueses sobem para o Top10 da Geral, com esses mesmos lugares e com o mesmo tempo (1m:56s) do jovem do Reino Unido.
Sergio Pardilla (Caja Rural) lidera a classificação por pontos, Raul Alarcon da W52-FC Porto a geral da Montanha, a melhor equipa portuguesa é a Rádio Popular Boavista em 4º lugar e Micael Isidoro do Louletano também subiu ao pódio esta tarde, como vencedor do Intergiro.
Alexander Kristoff da Team Katusha venceu na Alemanha o Rund um den Finanzplatz Eschborn-Frankfurt. O português Fábio Silvestre da Trek esteve presente na corrida de um dia, mas abandou a prova.
As mulheres das duas rodas terminaram hoje o Gracia Orlova. A italiana Marta Tagliaferro da Alé Cipollini venceu a quinta e ultima etapa (101.6km). A portuguesa em prova Daniela Reis da DN 17 acabou a etapa na 23ª posição a dez segundos da italiana.
Olena Pavlukhina da BTC City Ljubljana manteve a liderança alcançada na segunda etapa e a associada da Roda na Frente, Daniela Reis terminou a prova a 4m:11s na 28ª posição.