João Costa faz o bis e é mais líder
João Costa (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda) é cada vez mais líder da Volta a Portugal de Cadetes, depois de hoje ter ganho a segunda etapa, uma ligação de 58,5 quilómetros, entre Viseu e S. Pedro do Sul.
Após o triunfo na primeira etapa, o primo de Rui Costa manteve hoje a veia matadora, esperando pelo último quilómetro para desferir o ataque que lhe permitiu cortar a meta na frente. João Costa cortou a meta com 1h34m30s, menos 5 segundos do que Bruno Machado (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e menos 7 segundos do que Afonso Silva (CC Tavira), segundo e terceiro, respetivamente.
Na geral, João Costa tem no espanhol Daniel Sebastian (Gandia/Renault Ginestar) o principal adversário, a 14 segundos. O terceiro classificado é Afonso Silva, a 25 segundos. “Os meus companheiros de equipa controlaram a etapa toda, não permitindo que as fugas resultassem. A 800 metros do final, ataquei e consegui vencer novamente. Amanhã vou dar tudo para poder levar a camisola amarela para casa”, prometeu o corredor que é também primeiro nas classificações por pontos e da montanha. Afonso Silva comanda na juventude, pois é o melhor cadete de primeiro ano. Por equipas comanda o ACD Milharado/EC Manuel Martins/AEBTTRIO.
A oitava edição da Volta a Portugal de Cadetes termina neste domingo, com uma tirada de 69,3 quilómetros, entre S. Pedro do Sul (13h20) e Oliveira de Azeméis (15h20). O prémio de montanha de segunda categoria, em Decide, a 21,6 quilómetros da chegada, deverá selecionar os corredores que estarão em condições de lutar pela vitória final.
Classificação 2.ª Etapa: Viseu – S. Pedro do Sul, 58,5 km e Gerais: