Filipe Cardoso conquista Sr.ª da Graça a descer

Foram muitas e fortes as emoções, este domingo, com a etapa que terminou no alto da Sr.ª da Graça, em Mondim de Basto. Filipe Cardoso (Efapel), um sprinter, surpreendeu tudo e todos e venceu a 4ª etapa da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros. Metro a metro, o corredor de 31 anos, foi conquistando este triunfo trepando sozinho os oito quilómetros da subida ao mítico Monte Farinha. Quando, cá em baixo, Filipe Cardoso passou isolado no mar de gente em Mondim, muito poucos acreditaram que conseguiria aguentar a perseguição mas, no fim, confirmou a vitória.

Este primeiro triunfo português, após cinco dias de competição, explica-se sobretudo pela vantagem obtida na descida após a contagem de primeira categoria na Barragem do Alvão e quando ainda faltavam 44 quilómetros para a chegada. Nesse momento destacou-se de Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) com quem andou fugido e como é exímio a descer a alta velocidade conseguiu ganhar a vantagem que lhe garantiu o sucesso não sendo especialista na montanha.

“Não sou um sprinter puro e também não sou um trepador nato. Desenrasco-me a sprintar e tento defender a subir. Foi isso que fiz hoje. Acabei por fazer a diferença nas descidas. Ao vir sozinho corri alguns riscos, mas quando se quer vencer não se pode pensar nisso. No dia em que tiver medo de arriscar deixarei de ser ciclista”, sintetizou Filipe Cardoso que viu Jóni Brandão, seu companheiro na Efapel, terminar em segundo na etapa e com esse resultado chegar ao terceiro lugar da classificação geral. Com o triunfo Filipe Cardoso passou a liderar a classificação por pontos e enverga a Camisola Vermelha Banco BIC. A “teimosia” de Cardoso valeu-lhe ainda o Prémio de Combatividade Conselheiros da Visão.

Num dia de importância crucial para as contas da Volta, o Camisola Amarela Liberty Seguros, Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) confirmou o favoritismo e conseguiu dilatar um pouco mais a vantagem ao terminar na Srª da Graça em terceiro lugar, com o tempo do vencedor. O galego passou a ter 17 segundos sobre o compatriota e companheiro de equipa, Delio Fernández, e 35 segundos sobre Brandão. Até agora, Gustavo Veloso já foi segundo duas vezes e fez dois terceiros lugares. Por essa razão assume a ambição que tem em vencer novamente a Volta a Portugal. “Estou a discutir a geral e, por isso, é necessário estar todos os dias o mais à frente possível. Estou contente por não perder tempo. Vamos ver como será no fim. Ainda falta muita Volta.”

Recent Posts
Contacte-nos

Nós não estamos online agora. Mas envie-nos um e-mail e nós responderemos o mais rápido possível.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search

X