Felizmente o DH está de boa saúde
Já aqui abordei o facto inequívoco de a modalidade mais em voga no BTT atual ser o Enduro, é a que mais cresce, a que mais acompanhamento ganha a cada dia, e a que mais vende bicicletas nos mercados mais importantes, por cá o Enduro ainda se procura claramente introduzir em grande escala, mas o Down Hill está um pouco moribundo.
No fim de semana passado ambas as modalidades em escalas distintas tiveram os seus “mais”. Por cá o nacional de Enduro começou em Vouzela, com uma lista de participantes que distribuía mais de cem atletas pelas diferentes categorias, incluindo promoção e femininas, o que é de salientar! Com José Borges a ser coroado o grande vencedor no final.
Por fora, mais precisamente em Lurdes, assistia-se não a um milagre mas ao inicio da taça do mundo de DH! Em terras gaulesas todos os melhores atletas mundiais da especialidade estiveram presentes, o publico também, e muito importante, a RedBull TV também! Nota para o papel da televisão on line, nomeadamente para o canal da famosa marca, no acompanhamento de diversos de BTT, um nicho que o ciclismo fora de estrada está a saber aproveitar! Em Lurdes provou-se que apesar do forte crescimento do Enduro a nível mundial, o DH não morreu nem ficou moribundo, e ao contrário do que por terras lusitanas acontece, continua a ganhar seguidores e praticantes por esse mundo fora!
O fim de semana também teve XCO, com destaque naturalmente para os atletas lusos que se deslocaram a Espanha, para participar no open do país vizinho, com 3 corredores nos dez primeiros, um mau sinal não é seguramente, mas há que saber aproveitar e trabalhar em prol do país!
Como o assunto principal desta cronica foi o DH, aproveitem e vejam estes vídeos!
http://www.pinkbike.com/news/videos-from-lourdes-world-cup-dh-2015.html