Fafe é de Jorge Magalhães
Cerca de duas centenas de jovens participaram no Prémio de Ciclismo “Fafe – Sala de Visitas do Minho”, última prova Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada – Raiz Carisma (2015) que consagrou os diversos vencedores da competição organizada pela Associação de Ciclismo do Minho. Na iniciativa promovida com o apoio da autarquia de Fafe venceram Jorge Magalhães (juniores), Fábio Costa e Jéssica Ribeiro (cadetes), Pedro Fernandes e Beatriz Faria (juvenis), João Martins e Beatriz Pereira (infantis), Gabriel Baptista e Ana Monteiro (iniciados) e Joaquim Moreira e Ana Sá (benjamins).
Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, a prova de encerramento da temporada de ciclismo de estrada de 2015 – por onde tem desfilado grandes nomes do passado e do presente da modalidade e jovens promessas do ciclismo – foi presenciada por muito público que aplaudiu e incentivou entusiasticamente os jovens atletas.
Última prova pontuável para o Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada – Raiz Carisma (2015), a iniciativa decorreu num ambiente de grande desportivismo, com momentos de grande espetacularidade e emoção.
Na categoria de juniores, a vitória de Jorge Magalhães (Silva e Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) não sofreu qualquer contestação, com o jovem ciclista a deixar a concorrência a uma volta de distância. O segundo e terceiro classificados foram, respetivamente, Francisco Campos (Silva e Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) e João Leite (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.) Com o triunfo em Fafe o sócio da Roda na Frente, tornava-se vencedor do Troféu Revelações Raiz Carisma. A vitória por equipas pertenceu à formação penafidelense Silva & Vinha /ADRAP / Sentir Penafiel, secundada pelo Centro Ciclista de Avidos / Metalização A. Lemos, Lda. No terceiro posto ficou o C.C. Barcelos/ AFF /Orbea / Onda.
Fábio Costa (C.C. Barcelos/ AFF /Orbea / Onda) foi outro dos vencedores incontestados na tarde de Fafe, isolando-se do restante pelotão. Foi a segunda vitória em dois fins-de-semana consecutivos do corredor comandado por Alberto Costa. No segundo posto, destacado do pelotão chegou Tiago Lopes (Tensai/Sambiental/Santa Marta). No pelotão, que chegava segundos depois, impôs-se Alberto Barbosa (Escola Haibike/RMC/ADSL), seguido por Miguel Sousa (CRC / Garbo / Vegas Cosmetics) que garantia a conquista do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada – Raiz Carisma (2015).
Entre as femininas a vitória foi para Jéssica Ribeiro (Escola Haibike/RMC/ADSL) que relegou a concorrência para as restantes posições do pódio. As atletas Celina Faria (JUM Marinhas – Sanitop – KTM) e Diana Marques (Centro Ciclista de Avidos / Metalização A. Lemos, Lda) foram segunda e terceira classificadas.
O Centro Ciclista de Barcelos/AFF Electrodomésticos/Orbea/ Onda venceu por equipas neste escalão, enquanto a Tensai/Sambiental/Santa Marta foi segunda e a Escola Haibike/RMC/ADSL terceira classificada.
No escalão de juvenis, o triunfo sorriu a Pedro Fernandes (Seissa/A.C.R. Roriz/Matias e Araújo/Frulact), vencedor lado a lado com o seu companheiro de equipa João Lobo. No pelotão ao sprint, outro corredor da formação de Roriz, na circunstância Manuel Barbosa, foi mais forte e arrecadou o terceiro posto e consequentemente o Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada Raiz Carisma. Beatriz Faria (JUM Marinhas – Sanitop – KTM) venceu em Fafe, secundada por Mariana Almeida (Moreira Congelados / Feira / KTM) e Beatriz Sousa (União Ciclismo da Trofa).
Em Infantis, João Martins (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia) e Beatriz Pereira (CRC/Garbo/Vegas Cosmetics) foram os melhores e garantiram a conquista do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada – Raiz Carisma 2015. Gabriel Baptista (Seissa/A.C.R. Roriz/Matias e Araújo/Frulact) e Ana Monteiro (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia) evidenciaram-se em iniciados, sendo que em benjamins dominou Joaquim Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Ana Sá (Seissa/A.C.R. Roriz/Matias e Araújo/Frulact).
Por equipas a vitória na última prova de ciclismo de estrada da temporada foi para a formação da Seissa/A.C.R. Roriz/Matias e Araújo/Frulact ficando a Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel em segundo lugar e a Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia no terceiro posto.
Recorde-se que os prémios finais do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada – Raiz Carisma e dos Campeonatos do Minho serão entregues na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2015, agendada para o dia 21 de novembro na Casa das Artes em Vila Nova de Famalicão, altura em que também serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2015 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional.
Classificações completas: (clica aqui)