Escola de ciclismo ACD Milharado – Manuel Martins festejou feitos da época 2014

Realizou-se no passado domingo, 26 de Outubro, a tradicional festa de encerramento da época de ciclismo, da Escola de ciclismo Manuel Martins.

Este ano e como forma de dar uma maior relevância a esta festa, a cerimónia realizou-se durante um almoço que reuniu cerca de 200 pessoas, entre atletas, corpo técnico, entidades oficiais, comunicação social, familiares, amigos e patrocinadores.

Assim a cerimónia iniciou-se com a entrega de lembranças a todas as entidades oficiais presentes, tendo algumas delas usado palavra, com destaque para a intervenção da Sra vereadora Célia Fernandes, que marcou presença em representação da Câmara Municipal de Mafra, que na sua intervenção fez alusão ao excelente trabalho que tem sido realizado pela escola de ciclismo, tendo inclusive informado que existe um grande empenho, por parte o executivo municipal, no reforço da cooperação com a Escola de Ciclismo Manuel Martins.

O representante da Federação Portuguesa de Ciclismo, que também usou da palavra, aproveitou para deixar algumas palavras de incentivo pelo trabalho realizado por uma das melhores escolas de ciclismo de Portugal, realçando os excelentes resultados alcançados na formação dos jovens ciclistas e que voltaram a fazer desta escola de ciclismo, uma das referencias a nível nacional.

Seguiu-se a entrega de lembranças a todos os patrocinadores, tendo o responsável da escola de ciclismo destacado a importância que estes têm, já que sem o seu apoio não teria sido possível manter a escola na estrada e levar os ciclistas de Mafra por todo o país.

A comunicação social também não ficou esquecida, já que o seu contributo, permitiu a divulgação do trabalho realizado ao longo de toda a época. Destaque para a Associação Roda na Frente, cujo responsável se deslocou de Paredes até ao Milharado, para fazer a cobertura de todo o evento, contribuindo assim para dar ainda maior protagonismo à cerimónia.

Foram também homenageados alguns familiares e amigos que ao longo da época colaboraram activamente com a equipa técnica e cujo contributo acabou por ser muito importante para o desempenho da escola.

A entrega dos últimos troféus ficou reservada para os atletas, com o treinador a fazer um resumo do que foi a época de cada atleta, tendo destacado os sucessos alcançados por todos os atletas, com particular destaque para os juvenis, Raquel Rodrigues, com 13 vitórias e Francisco Marques, com 9 e o iniciado Pedro Vieira com 6 vitorias.

O coordenador da escola de Ciclismo, Manuel Rodrigues, fez ainda uma breve retrospectiva do que foi a época de ciclismo, tendo iniciado por fazer referência à situação caótica em que a escola foi deixada pela equipa técnica anterior e que obrigou a que a nova equipa técnica, formada por si, por Pedro Reis e Jorge Marques, tivessem que “arregaçar as mangas” para resolver os inúmeros problemas existentes, nomeadamente dívidas por regularizar, viaturas avariadas e falta de atletas, o que só foi conseguido com muito empenho e muita dedicação, de tal forma que aos poucos foram-se solucionando os problemas e no final de uma época, que se tinha iniciado como tantas dificuldades, o resultado acabou por ser extremamente positivo.

A escola de ciclismo, que este ano passou a designar-se Escola de Ciclismo Manuel Martins, em homenagem ao principal impulsionador do ciclismo no Milharado, conseguiu, mesmo com a maioria dos atletas estreantes, fazer uma verdadeira equipa, onde a união entre todos os os atletas acabou por contribuir para que um desempenho desportivo excelente, com os resultados a começarem a aparecer logo no início da época, na Taça de Portugal de Pista, que se realizou no velódromo Nacional em Sangalhos, onde as equipas de cadetes e juvenis conseguiram obter excelentes resultados e que acabaram por se ir repetindo ao longo da época, permitindo um balanço bastante positivo, tendo a escola conseguido alcançar inúmeras vitórias, entre sucessos individuais e colectivos. Mas os resultados continuam a ser apenas a face visível e quantificável de todo o trabalho desenvolvido pela equipa técnica, demonstrando que os sucessos não são obra do acaso, mas sim que se devem a muito trabalho de todos os envolvidos com a escola de ciclismo, nomeadamente a equipa técnica, pais, patrocinadores e entidades oficiais e ao empenho dos jovens atletas.

Dos resultados alcançados ao longo da época destacaram-se os seguintes:

Equipa de cadetes – Participação em 40 provas, tendo obtido:
2 Vitórias colectivas;
1 Vitória Individual, obtida pelo estreante Filipe Santos;
2º Lugar na Taça de Portugal de pista, Alcançado por Isaac Pereira
2 Medalhas de bronze no campeonato Nacional de Pista
21 Lugares no pódio
Equipa de Escolas – Participação em 32 provas, tendo obtido:
8 Vitórias colectivas
32 Vitórias Individuais, com destaque para a vitória da Raquel Rodrigues no encontro Nacional de Escola de Ciclismo;
2º Lugar na Taça de Portugal de pista, por Francisco Marques
89 Lugares no pódio

Texto: Manuel Rodrigues

Recent Posts
Contacte-nos

Nós não estamos online agora. Mas envie-nos um e-mail e nós responderemos o mais rápido possível.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search

X