Diogo Vieira e José Fernandez foram os reis da Festa de Fafe
Cerca de três centenas de jovens participaram no Prémio de Ciclismo Festas da Cidade de Fafe, iniciativa promovida pela Associação de Ciclismo do Minho para os escalões de pupilos, benjamins, iniciados, infantis, juvenis, cadetes e juniores. A iniciativa integrou o programa das Festas do Concelho – Nossa Senhora de Antime e foi pontuável para o Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada – Raiz Carisma.
José Fernandez (juniores), Maria de Jesus Barros (elite femininas), Diogo Vieira e Diana Marques (cadetes), João Lobo e Mariana Almeida (juvenis), João Martins e Beatriz Pereira (infantis), Tomás Gaspar e Lara Pereira (iniciados), Joaquim Moreira e Ana Sá (Pupilos/Benjamins) foram os atletas que mais se evidenciaram na prova que decorreu com grande entusiasmo e desportivismo, traduzindo-se numa verdadeira festa do ciclismo.
As diversas atividades do Prémio de Ciclismo Festas da Cidade de Fafe, patrocinado pela autarquia fafense, foram realizadas no Parque da Cidade, com partida e chegada junto ao pavilhão multiusos.
Começando pelos mais novos, os pupilos/benjamins, evidenciaram-se Joaquim Moreira (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) e Ana Sá (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact), eles que foram os mais rápidos na prova de destreza.
Nos iniciados uma volta ao percurso de 1300 metros. Participaram 26 atletas nesta prova. Entre os rapazes o melhor foi Tomás Gaspar (Escola Ciclismo Ovar Território de Emoções), seguido de Gabriel Baptista e João Martins ambos da Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact). Nas raparigas a primeira foi Lara Pereira (União Ciclismo da Trofa), seguida de Ana Monteiro (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia) e Marisa Julião (Tensai – Santa Marta).
Os infantis cumpriram 6,5 quilómetros nas cinco voltas que deram. Após as provas de destreza e em linha, venceu entre os masculinos João Martins (Escola de Ciclismo Arca de Noé Gaia). Tiago Dias (CRC / Garbo / Vegas Cosmetics) e João Cunha (União Ciclismo da Trofa) foram segundo e terceiro respetivamente. Nas femininas Beatriz Pereira (CRC / Garbo / Vegas Cosmetics) venceu. Nicole Gonçalves (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact) foi segunda. Já Clara Teixeira (Talho do Povo Ramalde) completou o pódio.
No escalão de juvenis os atletas realizaram a prova em linha que comtemplava 10 voltas num total de 13 quilómetros.
O melhor juvenil masculino no Prémio de Ciclismo Festas da Cidade de Fafe foi João Lobo (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact). António Martins (C.C. Barcelos/ AFF /Orbea / Onda) arrecadou o segundo posto enquanto Manuel Barbosa do Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact completou o pódio. Já na vertente feminina Mariana Almeida (Moreira Congelados / Feira / KTM) foi a mais forte. Beatriz Martins (União Ciclismo da Trofa) foi segunda enquanto Mariana Ferreira (C.C. Barcelos/ AFF /Orbea / Onda) terminou na terceira posição.
A equipa Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact venceu a classificação coletiva, seguindo-se as formações da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel e da Escola de Ciclismo Arca de Noé Gaia.
Os cadetes por sua vez tinham 20 voltas para fazer, o mesmo que 26 quilómetros. Uma tarde de ciclismo que ficou marcada pelo calor e vento que se fizeram sentir e que de certa forma complicaram a vida aos atletas.
Alberto Barbosa (Escola Haibike RMC ADSL), Hugo Garcêz da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, João Costa do C.C.Barcelos/ AFF /Orbea / Onda e João Salgado (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho) foram alguns dos atletas que estiveram em fuga ao longo da prova.
Uma prova rápida e sempre muito movimentada que acabou com triunfo para Diogo Vieira da Tensai/Sambiental/Santa Marta que bateu ao sprint Artur Chaves (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel). Na terceira posição do pódio terminou António Almeida (Moreira Congelados / Feira / KTM).
Entre as femininas a vitória pertenceu a Diana Marques do C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda. Ana Santos da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel e Ana Costa do Moreira Congelados / Feira / KTM completaram o pódio.
Por equipas nos cadetes vitória para a Tensai/Sambiental/Santa Marta seguida do C.C.Barcelos/ AFF /Orbea / Onda e da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir.
Os juniores por sua vez foram os últimos a partir, eles que tiveram 32,5 quilómetros pela frente, ou seja, 25 voltas.
Velocidade foi a tónica dominante da prova deste escalão. Ritmo intenso da primeira à ultima pedalada. Álvaro Ferreira (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda) e Fábio Paiva (Moreira Congelados / Feira / KTM) foram os últimos a tentar deixar o grande grupo mas a decisão quanto ao vencedor ia ficar para os últimos metros.
O ciclista espanhol José Fernandez (C.C. Cambre Caeiro) venceu a corrida de juniores batendo no empolgante sprint final Filipe Rocha (Moreira Congelados / Feira / KTM) e Álvaro Ferreira (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.) que terminaram a prova na segunda e terceira posições.
Por equipas venceu a formação do C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda, seguida da Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense e Moreira Congelados / Feira / KTM.
Maria de Jesus Barros a correr no pelotão de juniores, foi a melhor atleta feminina seguida da sua colega de equipa Maria Cabral.
A próxima prova de ciclismo de estrada a organizar pela Associação de Ciclismo do Minho será o 14º Prémio de Ciclismo de Rendufe agendado para o dia 8 de agosto e destinado aos escalões de escolas, cadetes e juniores. Uma prova que terá cobertura assegurada pela Roda na Frente.