Campeonatos Nacionais de Pista ao detalhe

Vão disputar-se a partir de amanhã e até domingo os campeonatos nacionais de pista no velódromo nacional, em Sangalhos, Anadia.

Ao contrário do inicialmente previsto a prova será disputada ao longo de três dias devido à Clássica “Loulé Cidade Europeia do Desporto”, prova do escalão de elites que se vai disputar no próximo domingo e da qual a Roda na Frente te dará pormenores muito em breve.

Dia 1

Amanhã, sexta-feira, entram em cena apenas os elites masculinos que vão disputar três das seis provas de Omnium (Scratch, Perseguição Individual e Eliminação) e ainda a Corrida por Pontos. No ano passado entre os elites destacou-se João Matias (OFM-Quinta da Lixa) ao sagrar-se campeão nacional nas disciplinas de Scratch, Eliminação e Corrida por Pontos. Este ano, com a subida de alguns aletas ao escalão sub23/elite, como é o caso dos gémeos Oliveira, espera-se uma luta acesa na disputa das camisolas.

Dia 2

No segundo dia de competição os elites terminarão a prova de Omnium (Km c/r, Volta Lançada e Corrida por Pontos) e farão a prova de Scratch. Neste dia a pista já acolhe os restantes escalões masculinos e femininos, designadamente os cadetes, juniores e Masters 30, 40, 50 e 60.

Os mais velhos dão o mote ao disputarem o título de campeão nacional de Scratch. Em 2014, José Leite (BMC/Sram/Póvoa de Varzim) em masters 30, João Serralheiro (Anipura/OXINutrition) em masters 40, César Mendonça em masters 50 e Vitorino Pereira em masters 60 sagram-se campeões nacionais.

Em seguida os cadetes e juniores masculinos correm a primeira prova de Omnium que será de Scratch. Ivo Oliveira (Bairrada) venceu o Omnium enquanto júnior há um ano.

Ainda antes da pausa para o almoço, as femininas, cadetes, juniores, elites e masters darão tudo nos 500 metros c/relógio. 2014 mostrou a elite Ana Azenha (BMC/Sram/Póvoa de Varzim), a júnior Joana Ferreira (Focus Rapiro Racing), a cadete Soraia Silva (Bairrada) e a master Andreia Freitas (BTT Torcatense) como as mais forte.

Por sua vez, os cadetes masculinos disputarão a prova de Scratch, prova ganha por Daniel Viegas (CC José Maria Nicolau) há um ano.

Retemperadas as energias, as femininas, cadetes, juniores, elites e masters e os juniores masculinos correm a prova de Scratch. Ana Azenha (BMC/Sram/Póvoa de Varzim), Ana Lopes (CC Ouriquense) e Soraia Silva (Bairrada) foram as vencedoras nos últimos nacionais.

Entretanto, chegará a vez dos Masters 30, 40, 50 e 60 realizarem a Corrida por Pontos. José Leite (BMC/Sram/Póvoa de Varzim), Luís Machado (Viveiros Vítor Lourenço), César Mendonça e Vitorino Pereira levaram as medalhas para casa em 2014.

O Omnium regressa logo depois com os cadetes e juniores a disputarem a Perseguição Individual e a Eliminação.

Ao cair do pano do segundo dia de campeonatos nacionais realiza-se a Corrida por Pontos para as juniores e elites femininas onde em 2014 Marisa Santos (BMC/Sram/Póvoa de Varzim) e Ana Lopes (CC Ouriquense) venceram.

Dia 3

O último dia começa com os bravos atletas de para ciclismo que disputarão os títulos de Perseguição Individual e mais tarde os de 500 m c/relógio. Em 2014, Telmo Pinão, José Castanheira (UD Lorvanense/Liderbike), Pedro Garcia (Anipura/OXINutrition), Luís Costa, André Sobreiro, André Venda, Ricardo Gomes (Soniturismo/Bike World) e Ivo Pereira (Roodinhas/Santos Silva) mostraram-se mais fortes.

Os cadetes e juniores masculinos voltam a entrar na pista para as derradeiras corridas da prova de Omnium (500 m c/relógio, Volta Lançada e Corrida por Pontos).

Neste último dia, os cadetes masculinos correm ainda as finais de Velocidade, onde Gonçalo Ferreira (Acreditar/AC Malveira) ganhou em 2014 e os juniores masculinos a final do Keirin.

Por Ricardo Dias.

Recent Posts
Contacte-nos

Nós não estamos online agora. Mas envie-nos um e-mail e nós responderemos o mais rápido possível.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search

X