André Carvalho e Artur Chaves mais fortes em Gaia
O XXVI Grande Prémio Arca de Noé Gaia envolvia Pupilos, Benjamins, Iniciados, Infantis, Juvenis, Cadetes e também os Juniores. Nesta prova organizada pelo Centro Cultural e Desportivo Arca de Noé e pontuável para a Taça Regional da Associação de Ciclismo do Porto os maiores destaques vão para André Carvalho vencedor em juniores e Artur Chaves em cadetes.
Nas escolas, designadamente no escalão Pupilos-Benjamins Alexandre Loução (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia) e Emília Baia (Bairrada) venceram a prova de destreza.
Entre os iniciados participaram 27 atletas. No que respeita à prova em linha os atletas deste escalão tiveram de dar três voltas ao circuito, num total de 4200 metros.
Somados os tempos da prova de destreza e da prova em linha Rafael Sousa (ASC / Focus Team – Vila do Conde) foi o primeiro classificado entre os masculinos, seguido de João Martins (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact) e Samuel Martins (Tensai – Santa Marta).
Entre as femininas a vencedora foi Ana Monteiro (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia), seguida de Lara Pereira (União Ciclismo da Trofa) e Marisa Julião (Tensai – Santa Marta).
Os infantis tinham pela frente cinco voltas, isto no que respeita à prova em linha, num total de 6,4 quilómetros.
João Martins da formação da casa a Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia foi o mais forte no somatório das provas de destreza e da prova em linha. O segundo classificado foi Francisco Baía (Bairrada) seguido de Gabriel Ferreira (Moreira Congelados / Feira / KTM).
Entre as femininas Beatriz Roxo (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia) com um total de 16m:47s foi a mais rápida. Nicole Gonçalves (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact) foi segunda enquanto Nicole Lopes (Tensai – Santa Marta) foi a terceira classificada.
O escalão de juvenis tinha pela frente 14 quilómetros de corrida, o mesmo que dez voltas ao percurso.
Manuel Barbosa (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact) que desde cedo embarcou numa fuga a solo foi o primeiro a cortar o risco de meta. O corredor da formação de Barcelos estava de tal forma concentrado que apesar de já ter cumprido as dez voltas não percebeu que tinha concluído a prova, dando desta forma, uma volta a mais face aos restantes colegas de pelotão.
O pelotão chegou passado um minuto e na discussão ao sprint Daniel Dias (Associação Cult. Desportiva Ciclismo-Trofa) foi o mais forte arrecadando a segunda posição. João Lobo colega de equipa do vencedor fechou o pódio masculino.
Nas femininas a vitória pertenceu a Mariana Almeida (Moreira Congelados / Feira / KTM) que venceu com o tempo 27m:47s, seguida de Beatriz Martins (União Ciclismo da Trofa) e Lara Oliveira (Escola Haibike RMC ADSL).
Por equipas nas escolas a vitória coube à Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia. Segundo posto para o Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact. A Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel ficou-se pelo terceiro lugar.
Os cadetes deram 25 voltas ao traçado de Vila Nova de Gaia.
As dez primeiras voltas era eliminado quem fosse dobrado. Entre a décima e a vigésima volta eram eliminados os dois últimos a passar no risco de meta. Os atletas que ficavam em competição depois desta eliminação tinham cinco voltas para discutir entre si o vencedor.
Ainda durante o sistema de eliminação Renato Costa (C.C.Barcelos/ AFF /Orbea / Onda) e Artur Chaves (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) escaparam aos restantes colegas.
Esta situação de corrida ia manter-se até ao final e seria entre os dois que se discutiria a vitória.
O mais forte ao cabo dos 23,6 quilómetros foi Artur Chaves da formação Penafidelense, ele que relegou Renato Costa para a segunda posição.
Na terceira posição ficou António Ferreira (Moreira Congelados / Feira / KTM), ele que deixou o pelotão em busca do duo fugitivo.
Entre as femininas a vitória pertenceu a Diana Marques do C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.
Por equipas o C.C.Barcelos/ AFF /Orbea / Onda venceu, seguido da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel e do Moreira Congelados / Feira / KTM, segunda e terceira equipas respetivamente.
Os juniores foram os últimos a partir e tal como os cadetes tiveram três fases distintas de prova. Cumpriram 30 voltas, num total de 42 quilómetros. As dez primeiras voltas era eliminado quem fosse dobrado. Entre a décima e a vigésima quinta volta eram eliminados os dois últimos a passar no risco de meta. Os atletas que ficavam em competição depois desta eliminação tinham cinco voltas para discutir entre si o vencedor.
Depois de vários ataques e fugas, de onde se destaca a que maior duração teve protagonizada por Luís Pereira (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.), a discussão da prova acabou por ser feita ao sprint.
André Carvalho, campeão nacional de fundo, impôs-se perante os demais na dura chegada neste circuito de Vila Nova de Gaia, ao demorar 01h:07m:58s.
O corredor do C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda. sucedeu a Pedro Preto da Bairrada que há um ano tinha vencido esta prova.
Na segunda posição da prova de juniores ficou Jorge Magalhães (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) enquanto José Sousa (Bairrada) fez terceiro.
Cristiana Oliveira (Transp. Vidal Figueiredo/Azeméis é vida) foi a vencedora entre as femininas.
Por equipas triunfo para o C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda., seguido da Bairrada e do Moreira Congelados / Feira / KTM.
A próxima prova pontuável para a Taça Regional da Associação de Ciclismo do Porto será o 20º Prémio de Ciclismo F.C. Ramalde a realizar no dia 30 de maio.
Classificação juniores:
Classificação cadetes:
Classificação escolas: