Academia Joaquim Agostinho apresenta equipas para 2016
A Academia Joaquim Agostinho apresentou na tarde deste sábado, em Torres Vedras, as equipas dos vários escalões para a época de 2016. Desde as escolinhas, passando pelas equipas de XCM, juniores, cadetes, femininas e terminando com a apresentação dos sub23, Sicasal/Constantinos/UDO.
A apresentação começou com a passagem de um vídeo sobre a vida de Joaquim Agostinho. A plateia emocionou-se e aplaudiu de pé, em homenagem ao atleta que, apesar do seu desaparecimento, nunca foi esquecido pelas gentes da sua terra.
O diretor da Podium Events e antigo ciclista, Joaquim Gomes, também esteve presente e acabou por fazer uma exposição acerca da importância da formação no ciclismo nacional. A apresentação das equipas foi gradual, começando pelas escolinhas, que têm 12 atletas, entre os 5 e os 14 anos.
Depois foi a vez da equipa feminina, que se afirmou como uma grande promessa na competição de pista para esta época. Mais tarde, a equipa de cadetes, que no ano passado venceu a Volta a Portugal e quer, esta época, renovar esse resultado. Antes da apresentação mais esperada, apresentou-se a equipa de juniores, que quer colocar no final deste ano atletas na equipa sub23.
A equipa Sicasal/Constantinos/UDO foi a mais aplaudida da tarde, mostrando que o público continua a relembrar-se dos tempos áureos do ciclismo e da ligação da marca Sicasal a esses momentos.
Na apresentação estiveram representadas várias entidades, entre elas a Federação Portuguesa de Ciclismo, pelo Dr. Artur Lopes, e o Sporting Clube de Portugal, pelo Dr. José Quintela. A presença do Sporting Clube de Portugal neste evento foi enaltecida por toda a Academia, visto que foi este o clube que Joaquim Agostinho sempre representou em Portugal.
Sicasal/Constantinos/UDO apresenta plantel jovem
A equipa sub 23 apostou este ano na juventude, mostrando que esteve atenta aos corredores que fizeram sucesso, no ano passado, no escalão inferior. Um desses casos é Tiago Antunes, atleta de 18 anos, que já venceu a Volta a Portugal como cadete e classificou-se nos últimos dois anos no 2º lugar desta prova, na categoria de juniores.
Além deste jovem, fazem ainda parte da equipa Gonçalo Leaça, Diogo Tavares, Miguel Santos, Emanuel Duarte, Marvin Scheulen, João Outeiro e Rafael Apolinário. Na categoria de elites, João Letras e Luís Mendonça, completam o plantel.
Quanto à equipa técnica, Hugo Lúcio continua a ser o treinador e David Lino, o diretor de equipa.