Crónica: “Surpresa ou Afirmação”

Foi bom poder regressar ao ambiente competitivo e ver juntos aqueles que são a alegria das estradas portuguesas. Sim, são vocês atletas! Afinal há quanto tempo não estávamos todos juntos na estrada (atletas, diretores, público, etc.)? Voltar a ver algumas caras, alguns sorrisos e peripécias alegrou-me…

Falando da corrida… Antes de mais obrigado S. Pedro pelo dia excelente que proporcionaste depois de meses de intempéries. De facto esteve um dia excelente para a prática da modalidade. Quanto às pedaladas, foram muitas logo nos quilómetros iniciais. Não posso deixar passar a ausência do Hugo Nunes na frente da corrida do pelotão na partida simbólica, afinal costuma lá estar sempre!

Na primeira hora de prova foram vários os ataques vindos das mais diversas equipas, desde a formação da Atlético Clube da Malveira, ao ACR Roriz, passando pela escola de Carlos Carvalho e também o Clube de Tavira. Das tentativas passamos aos factos e desta vez fica para a história que Marcelo Vieira, Liberty Seguros, foi o primeiro fugitivo da época de 2014.

Confesso que após a primeira hora de prova me lembrei de algumas palavras que tinha dito, em jeito de brincadeira, antes da partida: “tática do dia: atacar à vez, quero espetáculo na primeira prova do ano”. Estava a faltar espetáculo que não tardou a surgir.

Há outro aspeto que não pode ficar ausente desta minha recordação da corrida: pode ser coincidência, mas vi muitos juniores de terceiro ano a evidenciarem-se. Positivo ou negativo? Vamos mesmo ter de esperar por mais quilómetros para verificar se com isto elevamos o nível do escalão júnior ou pelo contrário vamos provocar em alguns atletas o sentimento da incapacidade e desanimo. Espero que seja o primeiro.

De volta à estrada gostei de ver as pedaladas do Álvaro Ferreira, Marvin Scheulen, António Barradas e do Pedro Silva, este último,  conseguiu passar em primeiro no prémio de montanha, depois de um esforço que lhe reconheço.

Pelotão compacto de novo… ou pelotão desfragmentado foram as palavras do dia talvez por força do traçado classificativo que deixou marcas nos atletas. Já que falo em marcas e antes de seguir para a meta, deixar as melhoras a todos os atletas que caíram na primeira prova da Taça de Portugal. Espírito lutador e recuperação rápida para todos, em especial para o Tiago Bernardo, Mato Cheirinhos, que me parece ter sido o mais afetado.

Das pedaladas finais recordo que o Ivo Oliveira e o Rafael Afonso  atacaram para a fuga do dia quando passávamos na Benedita. Cooperação, numa fase inicial e companheirismo foi o que vi nesta fuga. Parabéns Ivo, pelo gesto de partilha que não me passou ao lado e que creio o Rafael agradece.

Aproveitando a última grande dificuldade do dia saltaram da cabeça do pelotão Rui Oliveira e Tiago Antunes, o herói improvável ou talvez não.

Quilómetros mais tarde e a frente da prova tinha dois duetos. Dois bairradinos e dois cartaxeiros.

Já na abordagem a Alcobaça e quando faltavam cerca de cinco quilómetros para a linha de meta, Tiago Antunes aproveitou o terreno que mais o favorece, uma subida, para deixar por terra os gémeos Oliveira. Depois foram metros de esforço para o Tiago Antunes e de perseguição vigorante de Ivo e Rui Oliveira.

A verdade é que depois de cumpridos os 126 quilómetros de prova Tiago Antunes chegou isolado a Alcobaça. Tiago Antunes surpreendeu muitos com esta vitória, na sua primeira prova enquanto júnior, mas mais do que isso mostrou definitivamente, e para os que ainda tinham dúvidas, que temos aqui uma certeza forte do ciclismo.

Parabéns Tiago pela vitória. Parabéns Clube Ciclismo da Bairrada por ter colocado três atletas entre os 4 primeiros. Parabéns Alcobaça Clube Ciclismo pela organização e pelo lugar de Gonçalo Carvalho, também ele atleta de primeiro ano. Alias, e para concluir, destaque para os três juniores de primeiro ano que terminaram entre os dez primeiros. Neste caso faltava fazer referência a Francisco Campos, Adrap.

Até breve.

Ricardo Dias

Recent Posts
Contacte-nos

Nós não estamos online agora. Mas envie-nos um e-mail e nós responderemos o mais rápido possível.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search

X