Ao segundo dia a amarela é de César Martingil
Julen Amezqueta (Café Baque) venceu isolado em Oliveira do Hospital a segunda tirada da 23ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, mas o português César Martingil (Liberty Seguros – Carglass) ascendeu ao primeiro lugar da competição dedicada aos corredores Sub 23 em igualdade de tempo com o segundo da geral, o russo Vadim Zhuravlev (Lokosphinkx). A dois escassos segundos está o terceiro homem da Volta do Futuro, Ruben Sanchez (Café Baque).
O vencedor desta jornada, Julen Amezqueta, integrou a fuga do dia e disparou sozinho para a meta a faltarem três quilómetros, conseguindo em Oliveira do Hospital a primeira vitória da carreira. A audácia valeu-lhe a Camisola Vermelha Banco BIC, símbolo da classificação por pontos. O Rei da Montanha, o ucraniano, Anatoliy Budyak, pontuou nas três contagens desta sexta feira e agarrou-se ainda mais à Camisola Azul Fundação do Desporto.
O Camisola Amarela César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) é também o líder da Juventude representada pela Camisola Branca RTP. O corredor de 20 anos, natural do distrito de Santarém, mostrava-se surpreendido com a liderança na Volta a Portugal do Futuro: “Não é todos os dias que chegamos à Camisola Amarela e hoje sinto que a sorte esteve comigo!” Dividido entre duas classificações ainda acrescentou: “Vou trabalhar para chegar a Oliveira de Azeméis de Amarelo, mas preferia ficar com a Camisola Branca e que a vitória na competição fosse para outro colega de equipa.”
Sempre a subir
Os 135 quilómetros da segunda etapa foram recheados de dificuldades. Nas três contagens de montanha houve duas de segunda categoria em Alvares e Santa Ovaia, a última a apenas sete quilómetros da chegada. Foi mais um dia de muitas movimentações nas Terras de Sicó para o jovem pelotão das esperanças do ciclismo nacional, a que se juntaram seis equipas estrangeiras totalizando 12 formações. Até domingo discutem a mais importante prova da época exclusivamente dedicada ao escalão Sub 23. De Alvaiázere, município que deu origem a esta etapa, saíram 74 corredores.
3ª Etapa / 18 julho 2015 (Viseu – São Pedro do Sul / 116,5 Km)
Com o fim-de-semana chega a etapa mais curta da 23ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros e a mais complicada. A partida acontece às 12h40 no Fontelo, em Viseu, em direção à serra de São Macário em São Pedro do Sul. As Metas Volantes estão instaladas em Tondela, Campo de Besteiros e São Pedro do Sul. Haverá um prémio de Montanha de 3ª categoria, em Campo de Besteiros, mas as verdadeiras dificuldades estarão reservadas para a meta na Serra de São Macário, uma contagem de 1ª categoria que há muito não é utilizada no ciclismo.