Hugo Garcêz e Álvaro Ferreira vencem em Galegos

Decorreu neste domingo o 26º Prémio Ciclismo S. Pedro ADRAP, prova da Associação de Ciclismo do Porto que serviu para homenagear Manuel Ferreira, sócio nº 1 da Adrap. A prova em si envolvia Pupilos, Benjamins, Iniciados, Infantis, Juvenis, Cadetes e Juniores. Nesta prova organizada pela Associação Desportiva e Recreativa Asses de Penafiel, pontuável para a Taça Regional da Associação de Ciclismo do Porto os maiores destaques vão para Álvaro Ferreira (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.) vencedor em juniores, e Hugo Garcêz (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) em foi o mais forte entre os cadetes.

Nas escolas, designadamente no escalão Pupilos-Benjamins Joaquim Moreira (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) e Emília Baia (Bairrada) venceram a prova de destreza.

Entre os iniciados participaram 26 atletas. No que respeita à prova em linha os atletas deste escalão tiveram de dar uma volta ao circuito, num total de 1600 metros. Somados os tempos da prova de destreza e da prova em linha Tomás Gaspar (Escola Ciclismo Ovar-Território de Emoções) foi o primeiro classificado entre os masculinos, seguido de Rafael Sousa (ASC / Focus Team – Vila do Conde) e Ricardo Silva (União Ciclismo da Trofa). Entre as femininas a vencedora foi Lara Pereira (União Ciclismo da Trofa), seguida de Ana Monteiro e Milza Gonçalves ambas da Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia.

Os infantis tinham pela frente 4800 metros de prova, o mesmo que três voltas ao circuito. João Martins da Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia foi o mais forte no somatório das provas de destreza e da prova em linha. O segundo classificado foi Francisco Baía (Bairrada) enquanto Tiago Nunes (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) arrecadou o terceiro posto. Entre as femininas Nicole Lopes (Tensai – Santa Marta) com um total de 11m:43s foi a mais rápida. Beatriz Roxo (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia) foi segunda enquanto Clara Teixeira (Talho do Povo-Ramalde) foi a terceira classificada.

O escalão de juvenis tinha pela frente 9,6 quilómetros de corrida, o mesmo que seis voltas ao percurso. António Martins (C.C.Barcelos/ AFF /Orbea / Onda)  foi o primeiro a cortar o risco de meta destacado dos restantes companheiros. Numa discussão feita ao sprint Tiago Moreira (Tensai – Santa Marta) acabou por arrecadar a segunda posição enquanto Diogo Almeida (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho) fechou o pódio masculino. Nas femininas a vitória pertenceu a Beatriz Martins (União Ciclismo da Trofa) que venceu com o tempo 19m:33s seguida Mariana Ferreira (C.C.Barcelos/ AFF /Orbea / Onda) e Joana Silva (União Ciclismo da Trofa).

Por equipas nas escolas a vitória coube à Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia. Segundo posto para a Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel. O C.C.Barcelos/ AFF /Orbea / Onda ficou com o terceiro lugar.

Os cadetes corriam em Galegos a derradeira prova antes da Volta a Portugal que vai para a estrada entre os dias 17 e 19 deste mês de julho. 19,2 quilómetros num total de 12 voltas era o que esperava os  34 atletas inscritos na prova. Tratou-se de uma corrida bastante movimentada e onde não faltaram ataques. Apenas um grupo restrito de 14 atletas se aguentou na prova sem ser dobrado pelos restantes companheiros.

Foi passados 33 minutos e oito segundos após o apito inicial que surgiu o sprint final verdadeiramente espetacular que acabou com triunfo para o homem da casa Hugo Garcêz da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel. Alberto Barbosa (Escola Haibike RMC ADSL) terminou na segunda posição, seguido de Artur Chaves colega de equipa do vencedor e Bruno Brito e Carlos Barreiros ambos da Tensai – Santa Marta. Entre as femininas a vitória pertenceu a Diana Marques do C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda que à Roda na Frente reiterou a felicidade de vencer. Ana Santos da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel e Ana Costa do Moreira Congelados / Feira / KTM completaram o pódio.

Por equipas nos cadetes venceu a Tensai – Santa Marta, seguida da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel e da Escola de Ciclismo Carlos Carvalho, segunda e terceira equipas respetivamente.

Os juniores foram os últimos a partir para cumprir as 20 voltas ao percurso num total de 32 quilómetros. Tal como aconteceu com os cadetes não faltaram movimentações na corrida. Luís Pereira, Fábio Silva e Álvaro Ferreira do (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda), Francisco Campos da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel e Daniel Silva da Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense foram alguns dos atletas que estiveram em fuga ao longo da prova.

A verdade é que o pelotão foi reagindo e as diferenças acabaram por ser anuladas. Foi já depois de ultrapassados dois terços da prova que Álvaro Ferreira do (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda) embarcou numa fuga a solo que acabou por vingar. O Sócio da Roda na Frente não mais ia ser alcançado e passados 52 minutos e 31 segundos cortava o risco de meta isolado. Oito segundos depois íamos ter luta ao sprint pelo segundo lugar que acabou por pertencer ao aniversariante do dia Fábio Silva companheiro de equipa do vencedor. No terceiro lugar ficava o algarvio Daniel Silva da Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense seguido de Francisco Campos e André Morais.

Por equipas nos juniores triunfo para o C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda, seguido da da Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense, enquanto a Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel acabou na terceira posição.

A próxima prova pontuável para a Taça Regional da Associação de Ciclismo do Porto será o GP das Festas de Lousada a realizar no dia 27 de julho.

Classificação Escolas:

Download (PDF, 38KB)

Classificação Cadetes:

Download (PDF, 58KB)

Classificação Juniores:

Download (PDF, 58KB)

Recent Posts
Contacte-nos

Nós não estamos online agora. Mas envie-nos um e-mail e nós responderemos o mais rápido possível.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search

X