Nuno Bico campeão nacional de Sub/23
Nuno Bico, trepador da Rádio Popular/Boavista, conquistou este sábado o título de Campeão Nacional Sub 23, após uma duríssima corrida, em Braga, onde estão a decorrer os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada. Ao fim de 145 quilómetros, discutidos sob intenso calor e num circuito que teve tanto de duro como de belo, Nuno Bico teve o prazer de erguer bem alto os dois braços e festejar efusivamente o título que, na prática, representou a primeira vitória da carreira. Depois foi preciso esperar mais de seis minutos e meio pelo segundo classificado, Rúben Guerreiro (Axeon) que mal terminou teve de ser assistido devido às cãibras nas pernas. O terceiro classificado, Rui Carvalho (Anicolor) concluiu as nove voltas do percurso com um atraso de sete minutos e meio para o novo Campeão.
“O triunfo começou a ser desenhado logo na primeira volta”, declarou um satisfeito Nuno Bico depois das emoções da vitória que lhe trouxeram algumas lágrimas ao rosto, para logo de seguida acrescentar: “Todo o esforço e todos os treinos passam a ter sentido quando o primeiro lugar é alcançado.” O corredor de Viseu, quase a completar 21 anos explicou a receita para o sucesso. “Tentei sair ao choque na primeira subida para ver se alguém ficava para trás. No final da primeira passagem éramos apenas sete na frente da corrida, a duas voltas e meia do final passámos a três. Como percebi que o Ruben Guerreiro tinha feito um esforço extra para chegar à frente, aproveitei para acelerar um pouco. Não ataquei propriamente, mas foi o suficiente para deixar os adversários para trás.”
Alinharam 66 corredores na prova que teve como cenário o frondoso e íngreme triângulo Sameiro, Bom Jesus e Falperra, mas apenas 11 terminaram classificados, revelando a dureza do percurso. Houve muitas desistências e foram também mandados parar vários corredores devido ao atraso significativo para a frente da corrida. O jovem pelotão começou a desmembrar-se logo na volta inicial sobretudo devido ao muito calor e à inclinação do terreno.
Nacionais terminam este domingo
Para terminar os Campeonatos Nacionais de Ciclismo, em Braga, falta apenas mais uma corrida, a prova de fundo dos Elites. O novo Campeão Nacional de Estrada será conhecido este domingo depois de percorridos 177,1 Km que serão discutidos pela larga maioria dos melhores corredores portugueses da atualidade. Está prometido um verdadeiro espetáculo de ciclismo sendo expectável uma multidão, sobretudo no Sameiro, ponto de partida e chegada da competição. As grandes estrelas portuguesas que alinham nas equipas estrangeiras juntam-se ao pelotão nacional para, entre todos, eleger quem vai envergar a camisola com as cores da bandeira verde rubra. No ano passado, no Sabugal, a vitória foi de Nélson Oliveira, que nestes campeonatos já garantiu o título na vertente de contrarrelógio.
A concentração para a principal corrida dos Nacionais de Ciclismo de Estrada acontece no Sameiro às 10 horas para, uma hora depois, ser dado o sinal de partida para as 11 voltas ao percurso que leva o pelotão até à cidade de Braga, descendo pela Falperra. Depois o trajeto segue em direção ao Bom Jesus e continua a subir até ao Sameiro. São pouco mais de 16 quilómetros em cada volta.