O resumo da Turquia, da Romandia, das Asturias, do Luso-Galaico e do BTT
Tour da Turquia
Excelente participação nesta prova com os dois portugueses a estarem em boa forma e terminaram dentro dos 35 primeiros.
Na última etapa da Volta a Turquia, mais uma vez a vitória sorriu à Caja Rural, desta vez, designadamente a Lluis Mas que ganhou ao sprint.
Os portugueses chegaram seguros num grupo que chegou a 45 segundos da frente. José Gonçalves foi 65º e Mário Costa 66º.
Na geral o vencedor foi o colega de equipa de Mário Costa, Kristin Durasek.
Quanto aos portugueses José Gonçalves foi 26º classificado a 9m:50s enquanto Mário Costa terminou no 35º lugar a 16m:47s da frente.
Tour da Romandia
A surpresa aconteceu na Romandia, com o vencedor final a ser o russo da Katusha Ilnur Zakarin.
Na última etapa o português Rui Costa terminou na 30ª posição tendo terminado a 1m:18s do vencedor da etapa Tony Martin da Etixx.
Na geral o Rui Costa, que não consegui o melhor rendimento nesta prova devido a acumulação de provas, terminou no 25º lugar a 5m:48s do russo.
André Cardoso foi o segundo melhor português ainda dentro no top 50, tendo terminado na geral no 49º lugar a 17m:12s do ciclista da Katusha. Na última etapa o português terminou no 116º lugar a 4m:11 de Tony Martin.
Seguiu-se Bruno Pires Bruno que terminou esta corrida no 71º lugar na geral a 35m:20s da frente. Na última etapa o tuga terminou no 99º lugar a 3m:00s do alemão.
Por fim, Fábio Silvestre que fez um bom contra-relógio, terminado a última etapa no 75º lugar a 2m:28s e na geral terminou no 108º lugar a 1h:04m:06s.
Vuelta as Asturias
Esta prova espanhola teve a participação de três equipas portuguesas, a W52 Quinta da Lixa, a Rádio Popular Boavista e o Louletano.
Os destaques portugueses vão para António Carvalho que andou em fuga na primeira etapa e Daniel Silva do Boavista e Luís Fernandes da W52 que andou em fuga na etapa deste domingo.
Na geral os jovens portugueses foram os que estiveram em mais destaque, no Boavista Frederico Figueiredo e David Rodrigues tiveram boas prestações com este último a ser o melhor português na geral final que foi ganha por Igor Anton da Movistar.
Troféu Luso-Galaico
Os portugueses dominaram o Troféu Luso-Galaico, competição de equipas de clube que terminou hoje, em Sangalhos, Anadia. Luís Gomes, da Liberty Seguros/Carglass, venceu a corrida deste domingo, enquanto Zulmiro Magalhães, da mesma equipa, conquistou o troféu.
A segunda prova do Troféu Luso-Galaico aliou-se à celebração das bodas de diamante do Sangalhos Desporto Clube, levando o pelotão a percorrer 159,5 quilómetros, com partida e chegada em Sangalhos.
A decisão foi ao sprint, com Luís Gomes a levar a melhor, ao fim de 3h43m54s de corrida, encabeçando um grupo de 12 corredores que cortaram a meta com o mesmo tempo. O segundo classificado foi Luís Mendonça (Concello de Porriño/Abanca) e o terceiro Daniel Freitas (Anicolor).
Como o Troféu Luso-Galaico visa premiar os corredores com maior futuro, apenas os sub-23 pontuam para a classificação geral. Assim, Zulmiro Magalhães, que foi o segundo melhor sub-23 na prova deste domingo, logo após Luís Gomes, conquistou o Troféu.
David Delgado (Rimo Construcciones/Paulino) ganhou as metas volantes e a montanha, enquanto a Anicolor perdeu a liderança individual, mas venceu coletivamente a corrida de Sangalhos.
BTT
Este foi um dia de diferentes sensações no BTT. No menos positivo, a chuva que na Alemanha não deixou que os português tivesses boas prestações. O melhor foi Mário Costa que terminou na 29º posição a 8m:33s do vencedor o suíço Florian Vogel. David Rosa foi 32º atendo chegado a 10m:25s.
O mais positivo, foi a grande vitória de Tiago Ferreira da Maratona Internacional de Meda.