Épico…o Cape Epic!

No próximo domingo dia 15 dá-se início na bela África do Sul ao Cape Epic que só terminará a dia 22, aquela que para mim é a mais espetacular das provas de BTT, e que sem dúvida é dos mais envolventes espetáculos que o ciclismo produz. É bonito ver as bicicletas passarem por entre as fantásticas paisagens sul-africanas, desde as quintas de produção agrícola a zonas mais selvagens, nesta prova os concorrentes enfrentam a dureza por duplas, tendo as duplas de terminar e rodar juntas durante toda a prova, e se um fica pelo caminho, o respetivo companheiro deixa de contar para a classificação. E neste formato participam desde campeões olímpicos a puros amadores, figuras “conhecidas” não só do mundo das bicicletas como da sociedade em geral também fazem uma perninha, e desportistas de outras modalidades são frequentes, as idades dos participantes são também elas extremamente diversas, desde os bem jovens aos atletas já com mais de 50 anos, e são permitidas duplas quer masculinas e femininas, quer mistas, tudo isto dá uma transversalidade fantástica ao Cape-Epic.

Como é claro muitas nacionalidades apresentam-se à partida desta reunião ciclística, e os Sul-africanos são uma força, há que destacar este facto, pois se à primeira vista poderíamos ir pelo simples argumento de que é no país deles, por outro podemos aferir por aqui a forte implantação do BTT no país, e até no continente, pois grande parte do pelotão provem de outros países africanos. Contudo na minha opinião o Cape-epic já esteve melhor a nível de participação de atletas e equipas de topo, mesmo assim não deixa de ser uma prova muito bem frequentada, só para citar um exemplo, o checo Jaroslav Kulhavy (que a par do seu companheiro de equipa Christoph Sauser que é já um habitué) é “só” o atual campeão mundial de XCM e atual campeão Olímpico.

Portugueses também não faltarão à chamada desta que já é a décima segunda edição da prova, incluindo o famoso Vítor Gamito, que a maioria através das redes sociais pode seguir, e acompanhar ou ficar a conhecer toda a história da sua dupla para esta participação.

Este ano durante uma transmissão de ciclismo da TVI24 foi referido pelo comentador da mesma que a estação iria transmitir a prova, com resumos e até um direto, contudo, neste preciso momento ao consultar a programação da TVI24 não faz qualquer referência à prova. Se estarão enganados? Adoraria que sim, pois com a transmissão desta prova, mais pessoas poderiam ver a beleza da mesma, e compreender um pouco melhor o mundo do BTT, do qual o Cape é um dos melhores exemplos!

 

Pedro Rocha

Recent Posts
Contacte-nos

Nós não estamos online agora. Mas envie-nos um e-mail e nós responderemos o mais rápido possível.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search

X