Filipe Santos vence no Milharado
Inserido na tradicional festa anual do Milharado, realizou-se no passado domingo, 13 de Julho, o XIII Encontro de Escolas do Milharado e o Circuito Manuel Martins para cadetes.
Foram dez as equipas que se deslocaram ao Milharado e que assim contribuíram para a grande festa que se viveu ao longo de toda a manhã, com os mais de 110 jovens a empenharem-se ao máximo em todos os escalões e assim mostrarem que o ciclismo de formação se encontra de boa saúde.
As provas iniciaram-se por volta das 09:30 com a realização de um contrarrelógio para os juvenis e as provas de destreza para os mais jovens.
O contra relógio dos juvenis, acabaria por ficar marcado por uma aparatosa queda, do atleta Hugo Carvalho, da Casa do Benfica da Quinta do Conde/Azeitonense, que acabou por obrigar o corredor a ir ao hospital, onde se veio a confirmar a fratura da clavícula.
O contra relógio acabaria por dar o mote para aquilo que se iria passar ao longo de toda a manhã, com o atleta da “casa” – João Sousa a ser o mais rápido de todos os 33 juvenis em prova.
Entretanto e enquanto se aguardava o regresso da ambulância, foram-se sucedendo as provas de destreza, para os iniciados, infantis e benjamins, com os mais jovens a concluírem a sua prestação, com mais uma vitória para a escola de Ciclismo Manuel Martins, através de uma excelente prova de destreza sem penalizações do jovem Pedro Cruz, que assim alcançou a sua primeira vitória da carreira desportiva.
Concluídas as provas de destreza e com o regresso da ambulância, deram-se início às provas em linha, cm os atletas a terem que cumprir várias voltas ao percurso de 750 m, de acordo com os escalões.
Os pequenos iniciados, que tiveram que completar 3 voltas ao percurso, deram o mote para as provas em linha, com muita competitividade, proporcionando aos presentes um espectáculo muito bom. Nesta prova a vitória acabou por sorrir ao atleta Pedro Vieira, que chegou à meta com uma margem suficiente para compensar as penalizações da prova de destreza e assim alcançar a segunda vitória do dia para as cores do Milharado.
Nos infantis, prova que se realizou logo de seguida, grande domínio do atleta João Ferreira, do GDM escola de ciclismo Alexandre Ruas, que ao longo das 5 voltas que este escalão teve que completar, mais uma vez se impôs com grande autoridade.
As provas dos escalões de escolas ficaram concluídas com a prova de juvenis, que tiveram que concluir 10 voltas ao percurso. Com 33 atletas à partida e com os melhores atletas presentes, previa-se uma prova muito rápida, o que veio a verificar-se e assim, o pelotão começou logo a fracionar-se à segunda volta, ficando reduzido a cada volta que passavam pela meta.
Com o atleta do Milharado, que tinha o melhor tempo do contra relógio, a não resistir aos muitos ataques, foi o seu colega de equipa, Francisco Marques que com um ataque a 3 voltas do fim, que conseguiu ganhar tempo suficiente para recuperar da desvantagem que trazia da corrida contra o relógio e conquistar a sua 6ª vitória da época e a 3ª vitória do dia para a equipa.
Nas femininas, a atleta do Milharado, Raquel Rodrigues, que estava sozinha no seu escalão disputou a prova com as duas cadetes da escola de ciclismo Alexandre Ruas presentes em prova e impôs-se com grande autoridade, deixando as suas adversárias a mais de uma volta de distância.
A manhã terminou com a prova mais aguardada, a prova dos cadetes, já que estes atletas já fazem parte dos escalões de competição e normalmente proporcionam excelentes espectáculos de ciclismo.
Face ao atraso verificado pela demora no regresso da ambulância, esta prova acabaria por ver reduzido o número de voltas e assim os 29 atletas à partida tiveram que demonstrar o seu valor em apenas 15 voltas ao percurso.
Ainda assim, o espectáculo proporcionado foi excelente, com grande domínio das formações da GDM Escola de Ciclismo Alexandre Ruas e Matos Cheirinhos – Liberty Seguros – Vila Galé.
No final e contra todas as expectativas, a vitória na prova acabaria por sorrir ao atleta Filipe Santos do Milharado, que se conseguiu impor ao sprint a Filipe Marques do Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé.
Texto e foto: Manuel Rodrigues
Classificações: