18º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração com Escolas e Paraciclismo

Cerca de 150 jovens ciclistas, na presença de muito público, participaram no 18º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração – Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo.

A iniciativa, realizada nas imediações alameda 5 de outubro, terminou com um balanço muito positivo.

Promovida conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzêlo, o Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo (Zona A) integrou o programa do 18º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração que contemplou também a realização da terceira prova da Taça de Portugal de Paraciclismo – Liberty Seguros.

As provas de destreza foram realizadas junto ao coreto da alameda 5 de outubro e as provas em linha naquela artéria do centro da cidade de Viana do Castelo.

Daniel Dias e Mariana Almeida (juvenis), Francisco Baía e Beatriz Pereira (infantis), João Martins e Ana Monteiro (iniciados) e Alexandre Loução e Emília Baía (benjamins) foram os atletas com melhores prestações no Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo que se traduziu numa verdadeira festa e jornada de promoção da modalidade.

Começando pelos mais novos, os pupilos/benjamins, evidenciaram-se Alexandre Loução (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia) e Emília Baía (Bairrada), eles que foram os mais rápidos na prova de destreza.

Nos iniciados quatro voltas ao percurso de 1200 metros. Participaram 28 atletas nesta prova. Entre os rapazes o melhor foi João Martins (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact), seguido do seu colega de equipa Gabriel Baptista e de Samuel Martins da Tensai – Santa Marta. Nas raparigas a primeira foi Ana Monteiro (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia), seguida de Lara Pereira (União Ciclismo da Trofa) e Marisa Julião (Tensai – Santa Marta).

Os infantis cumpriram 7,2 quilómetros nas seis voltas que deram. Após as provas de destreza e em linha, venceu entre os masculinos Francisco Baía (Bairrada). João Martins (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia) e Rúben Rodrigues (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.) foram segundo e terceiro respetivamente. Nas femininas Beatriz Pereira (CRC / Garbo / Vegas Cosmetics) venceu. Beatriz Roxo (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia) foi segunda. Já Nicole Gonçalves  (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact) completou o pódio.

No escalão de juvenis os atletas realizaram um contrarrelógio individual com 1200 metros. Na prova em linha eram 12 as voltas a ser dadas num total de 14,4 quilómetros.

O melhor juvenil masculino no 18º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração foi Daniel Dias (Associação Cult. Desportiva Ciclismo-Trofa). Pedro Silva e Manuel Barbosa ambos do  Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact completaram o pódio. Já na vertente feminina Mariana Almeida (Moreira Congelados / Feira / KTM) foi a mais forte. Beatriz Martins (União Ciclismo da Trofa) foi segunda enquanto Mariana Ferreira (C.C.Barcelos/ AFF /Orbea / Onda) terminou na terceira posição.

A equipa Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact venceu a classificação coletiva, seguindo-se as formações da Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia e da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel.

 

Taça de Portugal de Paraciclismo

Mas o ciclismo em Viana do Castelo não terminou com o encontro inter-regional de escolas.  Viana do Castelo também acolheu a 3ª Prova da Taça de Portugal de Paraciclismo Liberty Seguros.

Na iniciativa promovida conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzêlo, os líderes da classificação geral das diferentes classes reforçaram o seu estatuto.

Nas classes em que havia empate, os líderes desirmanaram-se. Foi o que aconteceu em C2, com a vitória de Carlos Santos (W52-Quinta da Lixa), e na classe D, com o triunfo de Fábio Inácio (ProRebordosa-Garrafeira Gomes).

Manuel Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi o segundo classificado em C5, mas cimentou a liderança da geral, já que a vitória não sorriu aos adversários mais diretos, mas a Pedro Garcia (Anipura/OxiNutrituin/BlackJack).

Os vencedores nas restantes classes foram Francisco Martins, em C3, José Castanheira (UD Lorvanense), em C4, André Venda, em H3, Flávio Pacheco, em H4, e Luís Costa, em H5.

As emoções da Taça de Portugal de Paraciclismo estarão de regresso a 21 de junho.

A próxima prova de ciclismo de estrada a organizar pela Associação de Ciclismo do Minho será o 27º Circuito de Avidos agendado para o dia 6 de junho e destinado aos escalões de cadetes e juniores. Uma prova que terá cobertura assegurada pela Roda na Frente.

 

Recent Posts
Contacte-nos

Nós não estamos online agora. Mas envie-nos um e-mail e nós responderemos o mais rápido possível.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search

X